marketing
Característica das gerações:
1) Baby boomers
Valoriza experiência
Valoriza tempo de empresa
O poder e o saber são importantes
Valoriza uma carreira sólida
Fidelização ao trabalho
2) Geração X
Valorizam a segurança financeira
Valoriza o poder
Apego à hierarquia, pois consolida o poder
Resistência à tecnologia
Esperam ascensão e reconhecimento pelo tempo de empresa
Busca por conhecimento
3) Geração Y
Valoriza o seu próprio prazer
Não se apega a um emprego
Quer participar das decisões e não somente obedecer
Quer uma evolução mais imediata
Tendo em vista os tópicos anteriores, as contribuições a nível técnico que as gerações podem oferecer para uma estratégia de marketing são:
- Baby boomers: por na maioria das vezes serem mais fiéis e terem mais tempo de empresa, o que, respectivamente, acarreta em maior alinhamento com os objetivos da empresa e profundo conhecimento de seus processos, essa geração pode contribuir na esfera do planejamento, pois o fato dessa geração “vestir a camisa” da empresa faz com que as estratégias tenham como maior referencial os objetivos da empresa e não somente os objetivos pessoais de, por exemplo, fazer com que um plano tenha êxito visando uma promoção sem se certificar de que isso será o melhor para empresa. - Geração X: por essa geração valorizar a segurança, ela busca o conhecimento e o aprendizado, busca adicionar novas habilidades; como forma de garantir tanto sua permanência quanto a sua ascensão na empresa. A partir desses atributos, após uma diretriz ser traça, essa geração pode melhorar os processos, torná-los mais eficientes e eficazes, sendo a definição das metas a atingir a esfera ideal para a sua atuação.
- Geração Y: essa geração busca inovação, gosta de partir para a ação, não tem paciência e nem apego à empresa. Para ela a esfera ideal de atuação seria a operacional, ou seja, “por a mão na massa”, por