Marketing
Marketing é toda a ação de uma empresa para satisfazer seu público alvo, ou seja, o cliente. É comprar e vender no mercado. Deriva da palavra inglesa “market” (mercado, praça, freira). Em português pode ser traduzida para “comercialização” de bens e serviços. Portanto a utilização do Marketing é responsável pelo sucesso ou insucesso de uma empresa.
Possui uma área de atuação muito ampla, e para cada atividade, possui conceitos específicos. A área Marketing de Serviços envolve o processo de criação, planejamento e desenvolvimento de produtos ou serviços que satisfaçam as necessidades do consumidor, e de estratégias de comunicação e vendas que superem a concorrência, entendendo e melhorando o papel dos serviços na economia.
O trabalho a seguir mostrará a importância do marketing de serviços tanto para organizações sem fins lucrativos como para organizações que visam lucros e o importante papel dos serviços na economia.
1. Serviços
O setor de serviços (são produtos, como empréstimos, bancários ou seguros residenciais, que são intangíveis, ou tangíveis na sua maior parte), vem crescendo muito rapidamente. Primeiro por causa do aumento de consumidores e compradores e em segundo pela acessibilidade cada vez maior, graças às novas tecnologias. Isso resulta no aumento do consumo e assim na crescente competição global, a concorrência entre os prestadores de serviços.
Na venda e uso de serviços notam-se alguns aspectos diferentes que precisam ser reconhecidos para efeito da aplicação de técnicas de marketing nesta área.
Os serviços são intangíveis, isto é, não é possível ver suas características antes dos mesmos serem comprados e usados pelos usuários.
Portanto define-se Marketing de serviços como as atividades operacionais destinadas a investigar, obter e servir a demanda por produtos e serviços, de forma adequada, atendendo aos desejos e necessidades dos consumidores e/ou usuários com SATISFAÇÃO, QUALIDADE E