marketing
Técnico em Administração
Liderar ou ser Liderado
Fátima Vanessa Forati
Cachoeira do Sul
2013
Fátima Vanessa Forati
Liderar ou ser Liderado
Artigo apresentado como exigência para obtenção de Especialização em Técnico em Administração da E. E. E. Básico Borges de Medeiros.
Orientador: Bedermino Betat Leite
Cachoeira do Sul
2013
1. INTRODUÇÃO
Atualmente as pessoas se preocupam em apenas trabalhar e trabalhar, esquecendo até mesmo da sua vida pessoal. Geralmente nos preocupamos em crescer, ganhar mais através da nossa liderança e porque não conquistar muito dinheiro. Acabamos nos empolgando com o aumento excessivo de grana na nossa poupança ou até mesmo gastamos com coisas desnecessárias e nos esquecemos de viver bem.
Por que é tão difícil liderar? O sucesso nos sobe a cabeça e isso faz com que não consigamos pensar em mais nada a não ser no trabalho, nos problemas que temos que resolver em nosso serviço. E com isso não sabemos responder essa simples pergunta, afinal, no serviço somos eficientes em tudo que nos é designado e se perguntarem sobre nossa vida pessoal, pensaremos muito em uma resposta mais adequada, e nem sempre é o que as pessoas querem ouvir. Olhe para os lados e reflita sobre sua vida, você vai encontrar milhares de gargalos a serem superados.
Necessariamente temos que analisar o comportamento dos líderes e comparar ao nosso, avaliando por fim realmente o nosso comportamento, então chegando à conclusão do que deve ser mudado em nosso comportamento, sobre o que está errado e talvez prejudicando as outras pessoas, tentar melhorar e compensar a si mesmo.
As definições de liderança são óbvias, poder e autoridade, o poder é mandar ou forçar uma pessoa a fazer algo mesmo sem a sua vontade, enquanto autoridade é influenciar a pessoa a fazer com boa vontade.
O comportamento das pessoas se resume na abordagem