Trabalho de Física
DO TRIÂNGULO MINEIRO – CAMPUS ITUIUTABA
CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA
Trabalho da disciplina Bioquímica
Prof. Dra. Júnia de Oliveira Costa
CICLO DO ÁCIDO CÍTRICO
(CICLO DE KREBS)
Alunos: Fernanda Apª Alvarenga da Cruz
Leila Ferreira da Silva
Ludhiane Magda dos Santos Garcia
Maria Eugênia Tomaz da Silva
ITUIUTABA – MG, MAIO DE 2011
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
1.1. A DESCOBERTA DO CICLO DO ÁCIDO CÍTRICO
O Ciclo dos Ácidos Tricarboxílicos foi postulado primeiramente por Hans Krebs, em 1937, sob o nome original de “Ciclo do Ácido Cítrico”. Essa importante descoberta rendeu a Krebs o Prêmio Nobel, em 1953.
Já em 1936, Krebs, com base em estudos prévios, começou a estudar as inter-relações no metabolismo oxidativo dos vários ácidos di e tricarboxílicos em suspensões de músculos de vôo de pombos triturados. Em particular, ele procurou o significado biológico desses ácidos na oxidação da glicose (Lehninger, 1976).
A partir de uma série de experimentos simples, e argumentos inteligentes, Krebs postulou o Ciclo do Ácido Cítrico como a via principal para a oxidação dos carboidratos no músculo. Devido à incerteza, durante muitos anos, de ser ou não o ácido cítrico o primeiro ácido tricarboxílico formado na reação entre o piruvato e o oxaloacetato, o nome do ciclo foi mudado para ciclo do Ácido Tricarboxílico. Atualmente são usados como sinônimos os nomes “Ciclo dos Ácidos Tricarboxílicos”, “Ciclo do Ácido Cítrico”, ou “Ciclo de Krebs” (Lehninger, 1976).
1.2. CICLO DO ÁCIDO CÍTRICO (CICLO DE KREBS)
O Ciclo de Krebs é a mais importante via metabólica celular. O ciclo compreende uma série de reações químicas de importância central para todas as células que utilizam oxigênio durante o processo de respiração celular (organismos aeróbios). Nesses organismos, o Ciclo de Krebs é parte central das vias metabólicas envolvidas na conversão