marketing
Francisco Charles de Lucena
Igor Roberto de Melo
Ligia Almeida da Silva
Marcos Antonio Pinheiro Teixeira
Savio de Oliveira Souza
Professores: 2NB
Curso: Administração
Fichamento
Referência Bibliográfica:
BAZERMA, Max H. Processo decisório – editora Elsevier. 7ª edição – Rio de Janeiro: 2010. (Cap.1 Introdução ao processo de decisão gerencial)
Ideia Central:
Apresentar vieses cognitivos que afetarão o modo de julgamento de todos os tipos de profissionais, ajudando a reconhecer as tendências dos resultados de pesquisas, melhorando assim suas habilidades nas tomadas de decisões pessoais, profissionais em organizações e de um modo geral em sua vida. Eixos Temáticos:
A mente dos seres humanos apesar de pequena tem mais eficiência que computadores e robôs já existentes, isso em ações simples como correr por exemplo.
No entanto devido a não termos o conhecimento sobre nossas mentes nos faz pensar que o nosso cérebro não tem tá grande importância. Sem esse conhecimento não podemos nos antecipar aos erros. Decisões que podem levar a falência, a perda, em fim as decisões que são tomadas diariamente apesar de parecer simples são bem mais profundas. No processo racional de tomar decisões nos deparamos com seis etapas, quando analisamos a anatomia do problema. Em um processo tem que se definir o problema, em um processo refinado para identificar e definir o problema. “Sua meta deve ser resolver o problema, não apenas eliminar seus sintomas temporários.” (p.03). A identificação do problema requer que seja alcançado mais de um objetivo, o tomador de decisões deve identificar todos os critérios relevantes no processo. Diferencie os critérios de acordo com a importância de cada um. A geração de alternativas é importante para definir possíveis ações, sem que seja consumido muito tempo. A classificação de cada alternativa encontrada deve se obedecer um critério. “O tomador de decisões racional será capaz de avaliar as consequências