ideologia e alienação
.
Para gerar energia, o reator da usina, que possui em seu núcleo elementos radioativos, aquece a água absorvida em altas temperaturas gerando vapor que movimenta as turbinas. Esse movimento gera a energia. O vapor é resfriado repetindo o processo. As usinas nucleares são excelentes geradoras de energia, pois não envolvem nenhum processo de queima de combustível para ser gerada, evitando a eliminação de CO2 na atmosfera.
Apesar de ser uma energia limpa, as usinas nucleares também correm grandes riscos de sofrerem acidentes nucleares, desde falhas humanas, como ocorreu em Chernobyl na Ucrânia a desastres naturais, que interferem na instalação da usina, como aconteceu em Fukushima, no Japão, onde um terremoto seguido de um tsunami afetou as redes de energia. Esses acidentes são fatais, uma vez que lançados a atmosfera, a radioatividade demoraria centenas de anos para deixar de existir.
Há vários debates em relação a criação de novas energias e a energia nuclear é uma das mais comentadas. Seu uso pode trazer boas vantagens assim como catástrofes, acidentes gravíssimos e muitas mortes.
Por isso para evitar desastres é necessária muita fiscalização, preparos emergenciais imediatos, evacuação da população o mais rápido possível caso aconteça imprevistos, além de profissionais qualificados trabalhando nas usinas. Acidentes podem acontecer a qualquer momento, por isso deve-se prevenir para que o pior não aconteça.