marketing
PESQUISA QUALITATIVA
O método de pesquisa qualitativa está relacionado a uma análise direcionada de atitudes, ou sentimentos e motivações de um cliente, consumidor ou usuário de determinado produto ou marca.
Objetivo - Obter uma compreensão qualitativa das razões e motivações envolvidas
Amostra - Casos em pequenos números e não representativos.
Coleta de dados - Não estruturada.
Análise de dados - Não estatística.
Resultado - Oferece uma compreensão inicial do problema em questão.
Na pesquisa qualitativa as informações são obtidas a partir de uma análise do discurso do entrevistado, bem como de sua postura global diante das questões que lhe são apresentadas. Sem preocupação estatística, esse método se aplica a casos em que se quer apenas explorar o problema (Gioia, 2010). Alguns autores de referência defendem que a pesquisa qualitativa apresenta certas vantagens e desvantagens, sendo algumas:
VANTAGENS
DESVANTAGENS
Rapidez
Não projetável
Descobertas
Difícil Interpretação
Interação do Grupo
Não apropriada para decisões de risco
Uma técnica qualitativa é aquela em que o investigador sempre faz alegações de conhecimento com base principalmente, ou em perspectivas construtivas (ou seja, significados múltiplos das experiências individuais, significados social e historicamente construídos, com o objetivo de desenvolver uma teoria ou um padrão) ou em perspectivas reivindicatórias/participatórias (ou seja, políticas, orientadas para a questão ou colaborativas, orientadas para a mudança) ou em ambas. Ela também usa estratégias de investigação como narrativas, fenomenologias, etnografias, estudos baseados em teorias ou estudos de teoria embasados na realidade. O pesquisador coleta dados emergentes abertos com o objetivo principal de desenvolver temas a partir de dados, segundo afirma CRESWELL (2007).
A pesquisa qualitativa é um tipo de estudo cuja principal característica é a análise de dados