Marketing
Por Wagner Herrera
23/05/2007
Philip Kotler conceitua o Marketing como sendo um “Processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros”. Este “Sistema composto por clientes potenciais que partilham de uma mesma necessidade ou desejo e estão aptos a engajar-se num processo de troca” é a definição de Mercado. Sob o contexto organizacional, o Marketing é visto como uma funcionalidade de inteligência empresarial, que busca no ambiente externo da organização, no qual se não tem governança, a localização e identificação dos clientes potenciais – segmentos de mercado - e isto é feito basicamente através de ações de:
- Identificação do público-alvo: (target), deve-se ao fato de que qualquer produto ou serviço é destinado a públicos distintos, mesmo que muitas vezes este agregue um grande número de classes sócio-econômicas, faixas etárias e sexo. A definição do target é importante para nortear as ações de marketing, dentro de um contexto, isto porque, há a necessidade de se trabalhar nichos de mercado e isso só poderá ser identificado a partir de uma definição clara de qual o tipo de consumidor será atingido.
- Pesquisa de mercado: (Market research), responsável pelos levantamentos indispensáveis para toda e qualquer análise de ação diante de uma marca, produto ou serviço a ser trabalhado. A necessidade de obter o maior número de dados a respeito do mercado de atuação vai ao encontro com as definições básicas de primeira necessidade, isto porque, enxergar o mercado de forma analítica traz inúmeras observações e oportunidades daquilo que se almeja.
A grande maioria das empresas nascem em função de um único ou linha de produtos resultante da proficiência de seus fundadores (conheci somente uma exceção) e a partir dai começam a ganhar mercados.
As etapas de qualquer processo de inteligência passam, obrigatoriamente por pesquisa e monitoramento: