Marketing
O objetivo deste trabalho é relatar a atuação da CIPA na empresa Bayer, no Brasil.
A preocupação com o bem estar corporativo é algo muito discutido hoje em dia. Há a legislação existente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, que é bem atuante em uma empresa com mais de 114 anos de experiência no Brasil, no ramo da indústria farmacêutica. Como manter o bem estar no ambiente empresarial?
A indústrias farmacêuticas têm tido um crescimento estrondoso, principalmente no mercado brasileiro, e isto vem acompanhado da introdução de novos colaboradores, sejam eles efetivos, ou em programas periódicos de estágio e trainees. Para os estudantes, principalmente, ter em seu currículo uma grande empresa, representa portas abertas em um mercado altamente competitivo.
Surgimento da CIPA
A CIPA ( Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), surgiu através de uma recomendação da OIT, (Organização Internacional do Trabalho), e, vinte e três anos depois, em 1944, tornou-se determinação legal no Brasil, no governo Getúlio Vargas, e desde então, tornou- se forte aliada dos trabalhadores em todo o mundo.
Segundo sua Lei regulamentadora – NR5- “ A CIPA tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
Sua composição varia de acordo com a Classificação Nacional de Atividade econômica. É uma comissão composta de membros indicados pelo empregador, que possui o Presidente, Vice Presidente e membros eleitos pelos empregados, que terão estabilidade por dois anos; 1 ano durante o mandato e 1 ano depois do mandato. Os membros indicados pelo empregador (presidente) não têm estabilidade.
Durante o mandato dos membros, serão realizadas 12 reuniões mensais ordinárias, e reuniões extraordinárias, sempre que o momento o exigir. Nessas reuniões serão lavradas atas circunstanciais registrando os pontos que foram discutidos.