Marketing
A empresa pode se posicionar no mercado sobre varias colocações, podendo assumir diversas estratégias diversificando de acordo com seus interesses como: líder de mercado, desafiante de mercado, ou seguidora de mercado.
No mercado competitivo, torna-se fundamental conhecer a fundo as estratégias de seu concorrente, a fim de ganhar vantagem competitiva. Não devemos dar atenção somente ao produto e ao cliente, conhecer a concorrência é muito importante, saber de suas estratégias é uma forma de se defender aos ataques.
A vantagem que uma empresa possui em relação aos seus concorrentes qualifica-se vantagem competitiva, priorizando maior valor aos clientes do que aos concorrentes alcançando o destaque no mercado.
A estratégia competitiva ocorre quando a empresa deseja competir no mercado e para isso preparam respostas ás estratégias de seus competidores.
Posicionamento refere à posição do produto na mente do consumidor em relação ao produto de seus concorrentes. Ao posicionar, a empresa define em quais vantagens querem se estabelecer.
Dependendo de qual posição ela se encontra, poderá ser líder, desafiante ou seguidora de mercado.
No caso da Apple uma empresa que revolucionou a telefonia celular, ela é posicionada como uma empresa de alta qualidade, dessa forma pretende lançar uma nova versão com preços populares, a estratégia é com este novo produto atingir consumidores com menor poder de compra, adquirindo vantagem competitiva em relação a outras empresas.
Porter cria uma ferramenta para auxiliar na estratégia das empresas e analisar a competição entre elas. Segundo ele, a intensidade da competição depende de cinco forças competitivas, que são:
Rivalidade entre as empresas existentes – A agressividade com que os concorrentes lidam com o cliente determina a quantidade de investimento da empresa em publicidade. Dependendo dos esforços da empresa no mercado, ela pode derrubar a