5S Programa de qualidade
COLÉGIO TUPY
ENSINO TÉCNICO
INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS
JOINVILLE
MAR/2011
Introdução
A atividade de intermediação financeira exerce alguns papéis importantes dentro do panorama do mercado financeiro brasileiro. Deve, entre outros, minimizarem a incerteza e os riscos a níveis compatíveis com as exigências de maximização dos ganhos, tendo que proporcionar cada vez mais segurança e agilidade no julgamento e previsão de melhores retornos.
Instituição financeira
Instituição financeira é uma organização cuja finalidade é otimizar a alocação de capitais financeiros próprios e/ou de terceiros, obedecendo uma co-relação de risco, custo e prazo que atenda aos objetivos dos seus patrocinadores, incluindo pessoas físicas ou jurídicas que tenham interesses em sua operação como acionistas, clientes, colaboradores, Cooperados, fornecedores, agências reguladoras do mercado onde a organização opere.
A Instituição Financeira opera administrando um equilíbrio delicado entre moedas, prazos e taxas negociados para os capitais que capta (passivos) e para os que aplicam (ativos) no mercado, respeitando os critérios e normas estabelecidos pelas agências reguladoras/supervisoras de cada mercado onde atue.
Um complicador para a governança do Sistema Financeiro é a taxa de alavancagem entre os passivos e ativos da Instituição Financeira, a qual exige um contínuo monitoramento, e pode levar a eventuais intervenções pelas agência reguladoras ou supervisoras, visando administrar o risco sistêmico.
A lucratividade dos bancos
Os bancos são importantes instrumentos de concretização da agenda de desenvolvimento do país – uma agenda que passa pela agricultura, pelo comércio, pela indústria, pela larga malha de micro e pequenas empresas, pela bancarização e por tantas outras vertentes da atividade produtiva que sustentam e provocam saltos econômicos e sociais. As instituições financeiras estão na linha de