contabilidade e sustentabilidade
Rio - A palavra do momento é sustentabilidade. O termo está em moda no mundo corporativo. Parece que associar o negócio a uma imagem sustentável é o meio mais eficaz para ganhar competitividade. Contudo, é preciso agregar valores e números de maneira que possam ser inseridos de forma mais prática e palpável no dia a dia das empresas e dos profissionais. Diante dessa realidade, enfrentamos um grande desafio: sair da teoria da sustentabilidade e ir para a prática do ser sustentável.
As empresas contábeis, por estarem presentes em todos os segmentos da economia, têm papel importante na mudança destes paradigmas, ajudando as corporações na transformação de sua cultura e mentalidade e sendo um agente multiplicador do tema da sustentabilidade. Temos convicção de que podemos auxiliar na plena compreensão do assunto, através de nossa grade de capacitação e rede de serviços.
Só no Estado do Rio, o sistema integrado de registro de empresas (que entrou em vigor em agosto de 2011), além de agilizar os procedimentos, reduziu de três para uma via os documentos exigidos para registro. Para termos ideia do progresso, se em 2010 já existisse esse procedimento teríamos tido economia de 283 mil cópias.
Outro é exemplo que podemos citar está dentro do próprio sindicato. Representamos cerca de 6.500 empresas; para cada uma, há 30 cópias de documentos, dentre contrato social, CNPJ, identidade e CPF dos sócios. Em um ano, cerca de 2 milhões de cópias seriam geradas. Nos processos digitais atuais, a geração de documentos é reduzida em média de 50%.
Nossa expectativa é que os poderes Executivo e Legislativo de nosso estado permaneçam com suas posições de vanguarda, seguindo no incentivo de políticas públicas cada vez mais eficazes para o fomento de empresas