Sustentabilidade e a contabilidade
CONTABILIDADE SUSTENTÁVEL
JRV
São Paulo, 2010
Projeto Integrado I, apresentado a UniFMU como matéria de caráter obrigatório ao primeiro semestre da graduação em ciências contábeis, sob orientação dos professores do curso.
Sumário Resumo 3 1 Introdução 4 2 Metodologia da Pesquisa 9 3 Referencial Teórico 10
3.1 Desenvolvimento Sustentável 10
3.2 Ecoeficiência 11
3.3 Gastos Ambientais 12 4 O Estudo de Multicasos 16 5 Considerações Finais 19 Referências 21
Resumo
Há no mercado divulgação de gastos incorridos em atividades não relacionadas com a sustentabilidade ecológica, como gastos ambientais. Para evitar isso, é necessário compreender o fato gerador do gasto ambiental. O objetivo deste trabalho é investigar, analisar e identificar o tipo de evento relacionado com o fato gerador do gasto ambiental para melhorar a informação sobre as atividades que visam à sustentabilidade ecológica dos negócios. Este trabalho analisa certos conceitos, limita o campo de atuação da Contabilidade da gestão ambiental, propõe um conceito chamado de O Sistema Empresa Ecoeficiente e o analisa e o compara com determinados casos práticos.
Palavras-chave: Sustentabilidade Empresarial, Contabilidade da Gestão Ambiental, Gastos Ambientais.
1 Introdução
As empresas são sistemas que interagem com outros sistemas formando um todo. Quando um sistema não se desenvolve, o todo não pode se manter. Com base nesse raciocínio, as firmas podem ponderar a sustentabilidade em seus processos decisórios e inseri-la no planejamento estratégico visando à continuidade de seus negócios (da parte) e da sociedade em geral (do todo).
Sustentabilidade qualifica tudo aquilo que pode se manter. Sustentar pode ter muitos significados. Um deles pode ser atributo a algo ininterrupto, cíclico, com perspectiva de continuidade.
Nesse sentido, Kates et al. (2003) considera a situação atual do mundo como insustentável. Com