Kengo Kuma
Projetos:
Resort Dellis Cay, Dellis Cay, ilha turks e caicos
Na base do projeto está a vontade de ingrar o edifício, que contém um spa e diversas estruturas de lazer, com ambiente circundante, por esse motivo não há paredes separando o espaço interno do externo. A estrutura do Resort Dellis Cay é constituida de painéis de madeira laminada de 150x450mm, não há paredes divisórias, e só uma cobertura avançada protege do clima. Desse modo, a paisagem penetra no interior, e dos quartos é possivel desfrutar a natureza em volta. O edifício é articulado em vários corpos em forma de paralelepípedo e se desenvolve numa implantação cruciforme. Alguns espelhos d'água entre os volumes, sem delimitações caribenhas, Desse modo, o resort cria uma unidade com a geografia do território.
O projeto de Kengo Kuma se insere num plano para recapacitação e desenvolvimento da ilha que teve também a participação de outros arquitetos de fama internacional, como Zaha Hadid, David Chipperfield e Piero Lissoni
Tanka Golft club, Villasimius, Cagliari, Italia
Com a intenção de criar um edificio que integrasse a arquitetura e a paisagem, foram três os pontos principais que determinaram as linhas deste projeto: fazer desaparecer o edificio numa colina artificial no interior do terreno, inserir o projeto na topografia existente para nela criar uma nova, permitir a visão da paisagem do interior da estrutura.
O uso da vegetação sobre as superficies externas além de camuflar o edificio, sintetiza a filosofia projetual de Kengo Kuma, realizando o desejo do arquiteto de personalizar o projeto num contexto de forte conotação territorial como a Sardenha.
Algumas das aberturas do edificio são concebidas como cortes no interior da colina recorbertos pela vegetação que gradualmente se torna fachada. Desse modo, a superficie externa se transforma num prosseguimento da paisagem do campo de golfe (com o qual compartilha o mesmo tipo de vegetação) e foi concebida para reduzir o impacto