Kengo Kuma
O arquiteto Kengo Kuma nasceu em 1954, na cidade de Kanagawa, no Japão. Formou-se arquiteto na Faculdade de Engenharia da Universidade de Tóquio. Durante alguns anos, foi estudar em Nova York, na Columbia University, tornando-se então um aficionado em progresso e tecnologia.
No ano de 1990, Kengo Kuma abre o próprio escritório, denominado “Kengo Kuma & Associates”. Uma de suas primeiras obras é o observatório de Kiro-san, (1991-4), esse edifício é em grande parte subterrâneo e de concreto aparente, concebido com a intenção de escavar na rocha um espaço que desaparece no terreno, fundindo a natureza e a paisagem do entorno. Em muitos projetos do arquiteto Kengo Kuma, o interior e o exterior se confundem, mesclando-se e integrando-se de forma recíproca. Um exemplo disso são as varandas que o arquiteto considera interno, porque tem uma cobertura e ao mesmo tempo externo, por não possuir paredes. A arquitetura de Kengo Kuma não pesa sobre o entorno, mas modifica dando o sentido de continuidade, com o que anteriormente parecia pertencer aquele lugar. Foto retirada do Site: Archilab – (Observatório de Kiro-san)
Algumas das principais obras: Prefeitura de Yusuhara – Takaoka, Município de Kochi – Japão
1444-1 Yusuhara, Yusuhara-cho, Takaoka-gun, prefeitura de Kochi-ken, Japão
2006,10
2.970,79m²
A cidade de Yusuhara na prefeitura de Kochi, conhecido por seu desenvolvimento urbano, usando "Cedro japonês", tem a começar um novo ponto para a sua comunidade com o "Kino-machi Hall" (Câmara Municipal), o maior dimensionado "De madeira" Prefeitura no Japão.
Tendo em conta as condições meteorológicas nevando, um grande átrio é inserido, e uma praça interior foi criada para conotada com facilidades necessárias pelos membros da cidade na vida cotidiana, tais como o banco, a sociedade cooperativa agrícola e a câmara de comércio. Este átrio também funciona como um espaço para festivais e apresentações tradicionais.
Local de cedro japonês tem sido usado