Aula 3 Acido Base
CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA - CEQ
ÁCIDOS E BASES
Relatório
apresentado
à
disciplina
de
Química Geral, do curso de Engenharia do
Unileste.
Alunos: Diogo Martins de Oliveira Egídio
Jamile Rodrigues
John Araújo
Mariana Brito Santos
Miguel Francisco
Professor: Aline
CORONEL FABRICIANO – MG
MARÇO DE 2015
1. INTRODUÇÃO
São
classificadas
como
ácidas
todas
as
substâncias que
podem
liberar íons H+ quando forem diluídas em água (solução aquosa). Por isso, as maiorias desses compostos terão o H iniciando a sua fórmula:
HCl= acidoclorídrico -> H+ ClHNO3 = ácido nítrico
H2SO4 = ácido sulfúrico
Por causa da liberação de Íons, os ácidos conduzem eletricidade. Os indicadores químicos, que são substâncias que mudam de cor de acordo com a acidez do meio, são muito utilizados em laboratório, como a Fenolftaleína, que fica vermelha em meio básico, e incolor em soluções aquosas. A acidez de um meio é definida pelo pH.
Um ácido é considerado forte quando libera o máximo de íons H+ e não os absorve novamente. Exemplos destes são o HCl e o H2SO4, este último está presente nas chuvas ácidas, que causam a corrosão de monumentos e prédios nos centros urbanos. Ácidos fracos liberam poucos íons H+, porém entram em equilíbrio químico (os íons se juntam formando a substância novamente).
Base é toda substância que em solução aquosa sofre dissociação iônica, liberando o ânion OH- (Hidróxido). A dissociação iônica está relacionada ao comportamento das bases em presença de água.
Exemplo: a soda cáustica (NaOH) é uma substância sólida que em contato com a água libera os íons Na+ e OH- que se dissolvem devido à atração pelos polos negativos e positivos da molécula de H2O. Sendo assim, bases são substâncias compostas pela combinação de
um
cátion
(geralmente
de
um
metal)
com
o
ânion
OH-.
Uma das características das bases é seu sabor adstringente, que “amarra” a boca, ou seja, diminui a salivação. Da mesma forma que