Marketing
O GP deve ser especialista no seu próprio produto. Isto significa que o GP deve saber tudo sobre o produto, incluindo:
1. Como o produto é confeccionado, exatamente o que vai na caixa, em que mídias está disponível, que versões existem, que versões são comercializadas, se existem versões de demonstração, em que plataformas o produto executa, e tudo mais relacionado à produção do produto.
2. Como o produto é instalado, incluindo diferenças de instalação entre diferentes plataformas, diferenças de instalação entre cópias completas, de demo, de homologação, com time bombs, upgrades, versões mono-usuário e multi-usuário, versões para rede, etc.
3. Como o produto funciona. O GP deve ser o maior especialista no uso do produto. Diferenças de funcionamento entre versões devem ser conhecidas.
4. Os concorrentes existentes do produto e sua respectiva participação no mercado (market share).
5. O que está sendo preparado pelo desenvolvimento para novas versões. Deve-se lembrar que o desenvolvimento não escolhe o que vai ser desenvolvido em novas versões. O GP conduz as discussões na empresa no sentido de decidir novas funcionalidades e negocia as novas implementações com o desenvolvimento.
6. Os problemas que o produto possui com sua respectiva gravidade.
7. Os grandes clientes que utilizam o produto devem ser conhecidos. Os demais devem estar cadastrados numa base de dados.
8. As licitações em andamento, grandes propostas feitas a clientes, etc.
9. As campanhas comerciais ou de marketing em andamento.
A lista acima não é exaustiva. Na dúvida, é só lembrar que o GP deve saber tudo sobre o produto, em cada área da empresa.
1.1.2 Garantir a qualidade do produto
A qualidade de um produto abrange três áreas da empresa:
1. Desenvolvimento, que deve assegurar a qualidade funcional do produto;
2. Produção, que deve assegurar a qualidade física do produto;
3. Suporte, que deve assegurar a qualidade no atendimento ao cliente para o produto.