Marketing
O marketing consiste de uma ferramenta muito importante para diversas áreas, interessando a todos os que de alguma forma necessitam posicionar seus produtos. O marketing deve identificar as necessidades, prever uma situação, para trabalhar em prol do cliente e atender suas expectativas, realizar seus sonhos, inovar e atender aos desafios do mercado. Uma das definições mais curta de marketing é “atender às necessidades de maneira lucrativa.
Marketing é o processo de planejar e executar a concepção, estabelecimento de preços, promoção e distribuição de idéias, produtos e serviços a fim de criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais. A essência do marketing é o desenvolvimento de trocas onde a empresa e os clientes fazem negociações entre a entrega do produto e a realização de um desejo ou mesmo uma necessidade.
Marketing é um dos campos mais dinâmicos dentro da área administrativa.
18 Por meio dele, as empresas alcançam estratégias de médio e longo prazo que visam posicionar o produto no mercado e na mente dos consumidores. Hoje, o marketing não é uma função; é uma forma de fazer negócios. O marketing não é uma nova campanha de publicidade ou a promoção desse mês. Tem que ser uma atividade difundida, parte do trabalho de todos, das recepcionistas à diretoria. Sua tarefa não é enganar o cliente, nem falsificar a imagem da empresa. É integrar o cliente à elaboração do produto e desenvolver um processo sistemático de interação que dará firmeza à relação. Explorar os conceitos do que realmente vem a ser o marketing é necessário, ampliando a visão daqueles que confundem o marketing como sendo somente a comunicação, não entendendo que na verdade a promoção é apenas uma parte do marketing. O marketing é muito mais que simplesmente vender, vender é uma parte importante do marketing, mas não a mais importante.
De acordo com Kotler (apud Drucker, 2005), o objetivo do marketing é tornar a venda supérflua. Sua meta é conhecer