Marketing
Por Dilma Guedes
O que significa o termo marketing? Muita gente pensa em Marketing apenas como vendas e propaganda. Não é de admirar, pois todos os dias somos bombardeados por comerciais de televisão, anuncio em jornal, mala-direta, e telemarketing ativo. Alguém está sempre tentando nos vender alguma coisa. Parece que não podemos escapar da morte, dos impostos e das vendas. Portanto, talvez você se surpreenda em descobrir que vendas e propaganda são apenas a ponta do iceberg do Marketing. São apenas duas funções dentre muitas, e em geral não as mais importantes. Hoje em dia, o marketing deve ser compreendido não só no antigo sentido de vender – “dizer e vender”- mas também de satisfazer as necessidades do cliente. Se um profissional de marketing fizer um bom trabalho de identificação dessas necessidades, desenvolver produtos de valor superior, definir bem seus preços, fizer uma boa distribuição e promoção, esses produtos serão vendidos com muita facilidade.
Todos sabem sobre produtos “quentes”. Quando a Sony projetou seu primeiro walkman. Quando a Nintendo apareceu com seu primeiro videogame, e quando a Ford lançou o modelo Taurus, esses fabricantes tiveram milhares de encomendas. Eles tinham projetado os produtos “certos”; não os mesmos produtos, mas os que ofereciam novas vantagens. Peter Drucker, um dos principais pensadores da administração, declara : “O objetivo do marketing é tornar a venda supérflua. É conhecer e compreender o cliente tão bem que o produto ou serviço sirva ... e venda por si próprio.”
Portanto, a venda e a propaganda são partes de um grande “Composto de Marketing” (ou mix de marketing) – um conjunto de ferramentas que trabalham juntas para atingir o mercado. Mas o que é marketing?
Marketing “é a área do conhecimento que engloba todas as atividades concernentes às relações de troca, orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores, visando alcançar os objetivos da empresa