Trabalho de custos contabeis
3º ANO NOTURNO
Kaizen
A abordagem Kaizen surgiu no Japão nos anos 50, inicialmente implementada na Toyota e seu objetivo Segundo Imai (1994). O custo kaizen prima por manter os níveis correntes de custo para os veículos manufaturados e trabalhar continuamente para reduzir os custos aos valores desejados pela empresa. Seu principal objetivo é a constante busca por redução de custos em todas as etapas da manufatura, auxiliando a eliminar a diferença entre lucros-alvo e lucros estimados. (MONDEN, 1999).
Deve-se se estender por todo o ano comercial, a fim de avaliar a concreta redução do custo-alvo conduz análises de discrepâncias entre custo-alvo e custo real, conduz à análises gerenciais no caso do não atingimento dos custos-alvo.
Monden (1999, p. 221) afirma que “um sistema de custo kaizen abrange o sistema contábil administrativo da empresa e seu programa de atividades kaizen ao nível do chão-de-fábrica (JIT, TQM, entre outros)”.
De acordo com Sakurai (1997) apud Pompermayer (2000), dois tipos de atividades de redução de custos são envolvidos pelo método de custo kaizen: o primeiro refere-se a atividades direcionadas à redução de custos de cada modelo de produto e o segundo à atividades direcionadas à redução de custos por departamento, a cada período.
Custo Kaizen por produto
Monden (1999) afirma que o custo kaizen específico por produto visa reduzir o custo dos produtos a partir da situação na qual os mesmos se encontram. Existem produtos que não atingiram as metas do custo-alvo e produtos não lucrativos. Para cada um desses produtos é definida uma estratégia de redução de custos específica para que as metas do custo-alvo sejam alcançadas. Para isso são formadas comissões de custo kaizen específicas por modelo. Podem também ser formadas comissões de custo kaizen específicas por unidade, que planejam e implementam o custo kaizen para peças ou sub-montagens específicas.
Devido ao fato de que a