Marketing
O CONCEITO DE MARKETING
Para que os conceitos que serão discutidos neste texto sejam perfeitamente compreendidos, iniciouse com uma breve apresentação do que é marketing, uma vez que se trata de conceito em evolução e discutível tanto em nível acadêmico quanto empresarial (1).
Para a compreensão efetiva do que vem a ser marketing, faz-se necessário descrevê-lo sobre três dimensões coexistentes: filosófica, funcional e operacional (Smith, Samuel V. et Alli (2) apresentam apenas duas dimensões: filosófica e operacional. Toledo (47) apresenta os seguintes níveis de interpretação: filosófica, funcional e operacional.).
A dimensão filosófica do conceito de marketing refere-se à orientação para o consumidor em todas as decisões de marketing, ou de forma ampliada em todas as decisões da empresa, e que visam à satisfação das necessidades e desejos dos consumidores (2).
A mais famosa exposição do conceito marketing nesta dimensão filosófica pertence a Theodore
Levitt (3), quando, referindo-se a vendas e marketing, disse: "A venda se concentra nas necessidades do vendedor e o marketing nas necessidades do comprador. A venda se preocupa com as necessidades de o vendedor converter seu produto em dinheiro, o marketing com a idéia de satisfazer às necessidades do cliente por meio do produto e de todo o conjunto de coisas ligadas à sua fabricação, à sua entrega e, finalmente, ao seu consumo".
A dimensão funcional de marketing diz respeito à troca. Segundo esta dimensão, não basta que de um lado existam pessoas com necessidades e desejos a serem satisfeitos e de outro, empresas com produtos ou serviços destinados à