O controle interno nas pequenas e medias empresas
BARREIRAS 2012
CAMILA NEVES BARRETO
CELMA MARQUES DA CRUZ
DARCIEVANE ALVES DIAS
NEIARA SOUZA DO PRADO
SILVIERE SANTOS DA SILVA
O CONTROLE INTERNO NAS PEQUENAS MÉDIAS EMPRESAS DE BARREIRAS - BA
BARREIRAS 2012 1. INTRODUÇÃO
Atualmente as pequenas e médias empresas estão percebendo a relevância do controle interno como ferramenta de gestão, pois o mesmo se mostra bastante eficiente ao evitar a ocorrência de erros e procedimentos ilegais ou fraudulentos que poderiam ocorrer nas empresas.
Conforme comenta Longenecker (1997), especificar qualquer padrão de tamanho para definir pequenas empresas é algo necessariamente arbitrário porque as pessoas adotam padrões diferentes. Os legisladores, por exemplo, podem excluir as pequenas empresas de certas regulamentações e especificar 10 empregados por limite. Além disso uma empresa pode ser descrita como “pequena” quando comparada com empresas maiores, mas “grande” quando comparada com menores.
2. OBJETIVOS
2.1 Objetivos Gerais
Demonstrar a relevância do controle interno dentro das pequenas e médias empresas da cidade de Barreiras, destacado as vantagens e desvantagens das mesmas.
O trabalho procura esboçar a descrição das etapas de implantação do sistema de controle interno das pequenas e médias empresas, proporcionando melhor entendimento. Procura também trazer uma visão a qual demonstra que essas empresas podem implantar estes sistemas os quais passam a atender suas necessidades, que não ultrapassem seus limites financeiros ao obedecer sempre à relação de custo beneficio para este sistema.
3.2 Objetivos Específicos * Enfatizar a importância do controle interno nas pequenas e médias empresas de Barreiras-BA; * Dar conhecimento dos mecanismos necessários que auxiliam no controle; * Demonstrar a aplicabilidade do