Marketing
O preço geográfico envolve a decisão da empresa quanto á determinação dos preços de seus produtos para diferentes clientes, em diferentes locais e países.
Ex.: A empresa deve cobrar preços mais altos de clientes distantes, para cobrir os custos de transporte mais elevados, ou um preço menor, para obter negócios adicionais?
Outra questão é como receber. Essa questão torna-se critica quando os compradores não dispõem de DINHEIRO suficiente para pagar suas compras.
Muitos compradores desejam oferecer outros itens em pagamentos, uma pratica conhecida com PERMUTA.
A permuta representar de 15 a 20 por cento do comércio mundial e assume várias formas: * ESCAMBO: A troca direta de mercadorias, sem envolvimento de dinheiro nem de terceiros.
* ACORDO DE COMPENSACAO: O vendedor recebe uma porcentagem do pagamento em dinheiro e o restante em mercadorias.
* ACORDO DE RECOMPRA: O vendedor vende uma fábrica, equipamento ou tecnologia a outro país e concorda em receber pagamento parcial em produtos fabricados com equipamento fornecido.
* RECIPROCIDADE: O vendedor recebe pagamento total em dinheiro, mas concorda em despender uma quantia substancial de dinheiro naquele país, num período de tempo determinado.
2.2 Preço com descontos e concessões
A maioria das empresas ajusta seus preços de lista e dá descontos e concessões por pagamento antecipado, compras de grandes volumes ou compras fora de temporada. As empresas devem fazer isso com cuidado ou realizarão lucros muito menores que os planejados. * DESCONTO EM DINHEIRO: Um desconto em dinheiro é uma dedução no preço para compradores que pagam suas contas em dia.
* DESCONTO POR QUANTIDADE: Um desconto por quantidade é uma redução de preços para aqueles compradores que adquirem grandes quantidades da mercadoria. Descontos por quantidade devem ser oferecidos indistintamente a todos os clientes e não devem superar economias de custo para a