Cromossomos
È uma longa sequência de DNA , que contém vários genes, e outras sequências de nucleóticos com funções específicas nas células dos seres vivos . Nos cromossomos dos eucariontes , o DNA encontra – se numa forma semi-ordenada dentro do núcleo celular , agregado as proteínas estruturais, e toma designação de cromatina.
Cromossomos
Os cromossomos são estruturas que resultam da espiralização de cromonemas , durante a divisão celular. Nos cromossomos conhecem-se dois tipos básicos de constrição ou estrangulamento: primária e secundária .
a) A constrição primária : Esse estrangulamento acomtece numa região heterocromática do cromossomo, onde se localiza o centrômero ou cinetócoro, estrutura onde se inserem as fibras protéicas do fuso . Essas fibras relacionam-se com o movimento cromossômico durante a divisão celular. Geralmente, o centrômero localiza-se numa posição definida do cromossomo de maneira a lhe conferir uma forma característica. De acordo com a posição do centrómero, têm-se os seguintes tipos de cromossomos: --Metracêntricos: cromossomos com o centrômero localizado na região média, de maneira a formar dois braços do mesmo tamanho ; --Submetacêntricos: cromossomos com o centrômero localizado próximo a uma das extreminadas, de maneira a formar dois braços de tamanhos diferentes ; --Acrocêntricos: cromossomos com o centrômero localizado quase numa das extreminadas, de maneira a formar um braço longo e e outo muito curto; --Telocêntricos: cromossomos com o centrômero localizado na região terminal, o que determina a existência de um único braço;
b) A constrição secundária : Da mesma maneira que a contrição primária, a constrição secundária tem uma posição constante nos cromossomos. No entanto, este estrangulamento não possui centrômero . Certos cromossomos apresentam constrcão secundária próxima à extremidade, de forma a delimitar uma região terminal globosa do braço, denominada satélite .