Apostila eletronica
Primeiro é necessário entender a Eletricidade para entender a eletrônica.
Corrente Elétrica O funcionamento de qualquer dispositivo ou aparelho elétrico depende da movimentação de "fluido" através de suas partes, o qual denominamos corrente elétrica.
Quando ligamos qualquer aparelho, um chuveiro, uma lâmpada, minúsculas entidades chamadas de elétrons, esses elétrons se movimentam através do fio carregando a energia que é vital para seu funcionamento.
Os elétrons fazem parte dos átomos e por convenção possuem carga denominadas negativas (-). Diferente dos prótons que fazem parte dos átomos, mas está firmemente preso ao eu núcleo, os elétrons possuem certa mobilidade que nos permite utiliza-lo para transmitir energia.
As substancias nas quais os elétrons conseguem e movimentar com facilidade são chamados condutores. Os metais são os melhores condutores, pois seus átomos têm certa liberdade, sendo assim usados para conduzir eletricidade. Para produzirmos uma corrente elétrica precisamos de dois pontos, ou seja, dois pólos, um terá excesso de cargas negativas (elétrons), e o outro terá predominância de cargas positivas, (prótons) e também precisamos de um neutro que não tenha carga alguma, ou seja, os elétrons estão presentes na mesma quantidade dos prótons, de modo a cancelarem eu efeitos. Então ligamos um Positivo ou um Negativo a esse Neutro, e temos uma DDP, (diferença de potencial) que gera uma corrente elétrica.
Essa DDP pode ser em corpos que tenham carga de mesma polaridade, mas com "concentrações" diferentes.
"Corrente elétrica é movimento de elétrons entre dois corpos eletrizados com cargas de mesma polaridade ou diferentes, mas que tenham "concentrações" diferentes"
Tensão
Tensão é a diferença de potencial entre dois corpo eletrizados.
Quando ligamos um corpo menor carregado a um maior carregado, ocorre imediatamente a descarga,