Apostila Eletronica
Aluno:_______________________________ Turma:_________
Profº Luciano das Neves
2
Eletrotécnica – Luciano das Neves
Eletrotécnica – Luciano das Neves
3
1. Eletromagnetismo
Em 1819, o cientista Hans Oersted descobriu uma relação entre o magnetismo e a corrente elétrica. Ele observou que uma corrente elétrica, ao atravessar um condutor, produzia um campo magnético ao redor deste condutor. A intensidade deste campo magnético é proporcional a esta corrente, porém ao se distanciar deste condutor este campo magnético tende a reduzir.
Podemos assim definir:
𝐵=
𝑖
𝑑
Onde:
2
𝐵= Intensidade do campo magnético [T] ou [Wb/m ] i = Corrente elétrica [A] d = Distância do condutor [m]
O sentido do campo magnético ao redor deste condutor é definido pela regra da mão direita. 4
Eletrotécnica – Luciano das Neves
2. Indução Eletromagnética
Em 1831, Michael Faraday descobriu o princípio da indução eletromagnética. Ele afirma que, se um condutor atravessar linhas de força magnética, ou se linhas de força atravessarem um condutor, induz-se uma f.e.m. ou uma tensão nos terminais do condutor.
Observe o exemplo:
Seja um imã cujas linhas de força se estendem do pólo norte para o pólo sul. Um condutor capaz de se movimentar entre os pólos é ligado a um galvanômetro G, usado para indicar a presença de uma f.e.m. Quando o condutor estiver parado, o galvanômetro também estará parado. Se o condutor se movimentar para fora do campo magnético, para a direita
(posição 1) o galvanômetro ainda continuará parado indicando assim que nenhuma f.e.m. é induzida no condutor. Quando o condutor se desloca para a esquerda (posição 2) atravessando as linhas de força, o galvanômetro se movimenta para a posição A. Quando fora do campo magnético (posição 3) o galvanômetro retorna a posição inicial indicando que não mais existe uma f.e.m. induzida no condutor. Movimentando o condutor em sentido contrário (posição 3 para posição 2)