Cordofone
Introdução 3
OLIGÓPOLIO VERSÃO CLASSICA 4
Teoria dos jogos: 5
O preço em oligopólio 5
Regulação do oligopólio 6
Oligopólio de conluio 8
Os conglomerados 10
Actuação de cartel versus trust 12
Dominação do cartel 13
Mercado dos combustíveis em Portugal: 13
Conclusões 16
Bibliografia 17
Introdução
Este trabalho tem como objectivo fundamental investigar os mercados pelo prisma de um levantamento bibliográfico para tentar compreender o porquê da concorrência perfeita, ou não, como ponto de partida para o oligopólio que é o mais comum no presente, cujos consumidores podem ou não ter acesso à produção que existe no mercado para interacção entre compradores e vendedores.
As ideias que fundamentam este trabalho são que as transformações na estrutura dos diversos mercados, tem fomentado as desigualdades económicas e sociais no mundo, em grande parte devido ao aparecimento dos oligopólios. Os oligopólios de conluio, ao fomentar imperfeições nos mercados, como barreiras à competição entre os actores sociais de uma economia.
Ao analisar os problemas na perspectiva de mercado, quanto aos desejos e pretensões individuais, verifica-se uma série de indagações que a teoria tenta indicar uma solução. As questões giram em torno de: será que a competição perfeita existiu alguma vez? Talvez! Com os oligopólios, surgiram as desigualdades sociais e económicas nas comunidades!
Quais são as desvantagens que o mercado imperfeito traz para os países, especialmente os subdesenvolvidos? E quais as patologias sociais mais comuns que a sociedade moderna enfrenta em decorrência da oligopolização da economia mundial, e no mercado interno de cada país em relação aos seus consumidores directos.
Por fim este trabalho tenta provar que variados produtos consumidos por todos nós diariamente poderiam ter preços completamente diferentes, muito mais atractivos á carteira do consumidor.
OLIGÓPOLIO VERSÃO CLASSICA
O MODELO DE COURNOT: Este