Marketing
1. Dados de Identificação
Título: "Gestão de Marcas de Produtos: Criando vínculos emocionais com o consumidor"
Autores: Bruno Ricardo Castello Pinto
Tiago Henrique Cirino de Almeida
Luis Carlos Pavan
Antonio Roberto Machado
Cheila Cristina de Godoy
Curso: Administração
Polo: Pedreira-SP
Linha de Pesquisa: Linha 5
2. Justificativa
Tida inicialmente como um artifício de identificação do produtor e, desse modo, garantia de qualidade, a marca, desde o século XX, passou a ser considerada um poderoso signo que representa, implicitamente, experiências, valores, idéias e mesmo personalidade para o consumidor, adicionando às suas funções iniciais a capacidade de influenciar a percepção em relação a uma oferta e comunicar características de quem a consome. Com o acirramento da competição entre as empresas, houve uma proliferação de marcas a fim de se obter distinção em relação aos concorrentes.
Esse movimento foi mais forte na categoria de bens de consumo, onde os compradores reduziram sensivelmente o tempo gasto nas compras; assim, a marca torna-se necessária para fazer o produto "saltar" aos olhos do consumidor no curto espaço de tempo em que ele está observando a gôndola. Assim, muitos tipos de marca foram criados, cada um com características distintas na sua identidade e posicionamento e diferentes efeitos sobre o consumidor.
O tema escolhido reflete o desejo de aprofundamento de estudo sobre como o marketing pode trabalhar a criação de vínculos emocionais que farão a diferença na hora do consumidor escolher ou não a sua marca/produto. Assim, uma melhor compreensão sobre os elementos que levam o consumidor a fazer suas escolhas serão de grande valia para o desenvolvimento de técnicas que criem os vínculos emocionais que desejamos.
3. Pergunta de pesquisa
O que leva o consumidor a criar vínculos emocionais com uma marca?
4. Hipótese
Para criar vínculos emocionais, especialistas acreditam