Marketing
INTRODUÇÃO
Com a globalização e acesso rápido à informação, o mercado possui a sua atenção focada nos clientes, pois estão cada vez mais exigentes. Partindo desse conceito, as empresas devem se adequar para não perder o seu espaço no mercado perante os seus consumidores.
Por isso será que o marketing de relacionamento influência na fidelização dos seus consumidores?
Esse problema tem como variação dependente a fidelização do cliente e como variação independente marketing de relacionamento. A delimitação são os bancos nacionais.
O objetivo geral desse trabalho é verificar se o marketing de relacionamento necessita que o cliente seja fiel para existir. Os objetivos específicos são: identificar as ferramentas utilizadas para a fidelização do cliente, se essas ferramentas utilizadas funcionam realmente com o objetivo esperado, e se as mesmas funcionam para todos os tipos de clientes.
Uma hipótese para esse problema é que se a base do relacionamento for bem estabelecida, então não haverá necessariamente a fidelização. Outra hipótese é que se o a fidelização existe a partir do marketing de relacionamento então a empresa é
2
a primeira opção do consumidor quando existe a necessidade da aquisição do produto.
O método a ser abordado é o estudo de caso, que aborda o assunto de maneira ampla e quando o contexto não está claramente definido e são utilizadas fonte de evidência.
O estudo de caso é caracterizado pelo estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos, de maneira a permitir o seu conhecimento amplo e detalhando tarefa praticamente impossível mediante os outros tipos de delineamentos considerados. (GIL, 1999, p. 73)
Tendo natureza descritiva, pois a mesma observa a pesquisa não podendo interferi– lá.
Nesse tipo de pesquisa, os fatos são observados, registrados, analisados, classificados e interpretados, sem que o pesquisador interfira neles. Isto significa que os fenômenos do mundo físico e humano são estudados, mas não