Marketing
MARKETING DE RELACIONAMENTO
São Paulo
2009
UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU
Faculdade de LACCE
Comunicação Social – Habilitação Jornalismo
MARKETING DE RELACIONAMENTO
Ana Carolina Gabriel
Fernando D’Gilfa Oliveira Maciel
Juliana Cazarine Alves
Nathalielli Pincel
Raquel Brandão Inácio
Tamires Farias Teodoro dos Santos
Vinícius Marcelo Venâncio Sousa
Wanessa Vasconcelos
Professor: Valdemirson Alves Barboza
Disciplina: OREMECOM
São Paulo
2009
Sumário
MARKETING DE RELACIONAMENTO 4
CRÍTICA 5
BIBLIOGRAFIA 6 MCKENNA, Regis 1993 (Estratégias bem sucedidas para a era do cliente) 22º Edição, Editora Campus. 6
MARKETING DE RELACIONAMENTO
O marketing de relacionamento é a construção de uma relação duradoura entre empresa e consumidor. Teve início na década de 70, mas foi apenas em meados dos anos 90 que os autores começaram a escrever sobre. No começo era apenas uma relação entre empresa e clientes institucionais, mas com o passar dos anos, foi aderido também à pessoas físicas.
As empresas criaram um modo para conhecer seus clientes e buscaram formas de relacionamentos longos e rentáveis. Esse marketing sugere uma dinâmica de ação e reação imediata, e a longo prazo. Para um bom desempenho, é necessário planejamento adequado, pois é preciso criar mensagens individuais, com a forma e a linguagem apropriadas para estimular a resposta do consumidor, é imprescindível conhecer o público-alvo, suas preferências de consumo, seus hábitos pessoais e seus valores socioculturais. Sem conhecer o consumidor, não há como personalizar a comunicação e sem planejamento não dá para aplicar nenhuma estratégia.
Explorar o conhecimento sobre o cliente é a base para a realização do marketing de relacionamento. Esse tipo de marketing é uma forma presente no sistema de comercialização, pois faz parte do processo existente na venda, em suas três fases: pré-venda, venda e pós-venda, sendo nestes estágios que o trabalho começa.