Como financiar uma empresa
Um dos segredos para que um negócio seja bem sucedido e cresça é a sua capacidade de conseguir e manter financiamento adequado.
Financiar o arranque e a expansão das empresas é uma das atividades mais básicas de qualquer empresa. Mas, como rapidamente descobrem muitos novos empresários, aumentar o capital de forma sustentada pode não ser fácil; de fato, pode até ser um processo complexo e frustrante. No entanto, se manter informado e ter um plano eficaz, conseguir capital pode não ser uma experiência muito dolorosa para a sua empresa.
CAPÍTULO 1 – MOMENTO CERTO DE ADQUIRIR UM FINANCIAMENTO
Para ter retorno que você tanto sonha é preciso acompanhar o ritmo do mercado. Mas onde conseguir dinheiro para investir em sua empresa? Como obter o financiamento adequado ao tipo de atividade que você trabalha? Sem dúvida, um dos requisitos essenciais para o sucesso na expansão de sua atividade é a habilidade para obter e manter o financiamento apropriado. Levantar capital é um dos requisitos básicos de um negócio.
O representante do Posto Avançado do BNDES em Juiz de Fora, consultor do Sebrae/MG, Antônio Flávio Luca do Nascimento, diz que a necessidade de financiar está diretamente ligada ao mercado. "Se o seu produto tem boa aceitação e a demanda é cada vez maior, você precisa investir para não ficar fora do mercado. Em função disso, começa a surgir a necessidade de financiamento", argumenta.
Costuma-se dizer que os pequenos empresários têm dificuldade em conseguir empréstimos. Isto nem sempre é verdade. Os bancos ganham dinheiro emprestando dinheiro. No entanto, é a falta de experiência de muitos pequenos empresários que faz com que os bancos recusem certos empréstimos.
Quando se pede um empréstimo e não se está bem preparado, está-se a enviar uma mensagem ao financiador. A mensagem é: "Alto Risco!" Para se conseguir um empréstimo, é preciso estar preparado e organizado. É preciso saber exatamente de quanto dinheiro se precisa, para que se precisa