trabalhos
RESUMO: ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
A estrutura das demonstrações contábeis fundamenta-se nas sequências dos procedimentos contábeis utilizados para identificar, classificar, registrar e evidenciar os fatos contábeis apresentados na demonstração.
As demonstrações financeiras representam um canal de comunicação da empresa com diversos usuários internos e externos.
ESTRUTURA DO ATIVO
O ativo representa os bens e direitos que a empresa possui, o Ativo é dividido em 3 grupos. Cada um dos 3 grupos do Ativo definem prazos diferentes para a realização de cada Ativo. Realizar um ativo significa transforma-lo em dinheiro.
ESTRUTURA DO PASSIVO
O Passivo representa as dividas e obrigações que a empresa possui, o passivo é também divido em 3 grupos.
ESTRUTURA DA DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS
A Demonstração de Resultados é feita com o objetivo de mostra os resultados, isto é, lucro ou prejuízo. Para isto, somam-se as receitas e diminuem-se as despesas ou custos, obtendo assim os resultados
A informação importante da Demonstração é o resultado final.
Quanto maior os lucros que uma empresa puder obter, maior é sua capacidade de investir em seus ativos, utilizando seus recursos próprios.
CONCEITOS BÁSICOS DE ANÁLISE
CAPITAL DE GIRO
É o Ativo Circulante. O capital de giro é um fluxo constante de recursos utilizado para aquisição de estoques, financiamento de vendas aos clientes É com estes recursos que a empresa irá manter sua situação de liquidez, pois eles serão utilizados no pagamento de dívidas e assim manter o fluxo de capitais de terceiros na empresa.
CAPITAL DE TERCEIRO
Recursos de terceiros são as dívidas mostrado no passivo.
Recursos Naturais ou Operacionais
São aqueles provenientes da atividade normal e operacional da empresa.Exemplos: fornecedores, salários, encargos sociais e impostos a, conta a pagar.
Recursos