Marketing
Universidade Estácio de Sá
Graduação em Marketing
Pesquisa de Mercado
Rio de Janeiro/2010 1. Definição do Problema de Pesquisa
Existe hoje no mercado futebolístico brasileiro um movimento em busca pela maior profissionalização da gestão dos clubes, sendo estes encarados como empresas. No entanto, tem-se verificado que, nos últimos três anos, a frequência nos estádios cariocas vem sofrendo uma considerável queda, atingindo sua pior média de público no Campeonato Estadual de 2010.
A bilheteria é uma das principais fontes de receita de um clube, e o jogo de futebol, o seu principal produto, já que representa o grau mais elevado de adesão à marca. Em função da ausência de torcedores e devido às taxas de uma partida, a bilheteria deixa de ser fonte de receita e passa a entrar como ‘contas a pagar’, o que vai de encontro à necessidade de modernização da estrutura do futebol. Além disso, quando o torcedor deixa de levar aos estádios seus filhos – crianças e adolescentes – isso gerará um problema maior, de longo prazo, porque estará sendo formada uma geração de simpatizantes, e não de torcedores de fato, ou seja, o envolvimento emocional com a marca será menor, já que o frequentador de estádios, por estar mais próximo, será o torcedor que mais irá adquirir os produtos licenciados oferecidos pelo clube, associar-se a programas de relacionamento etc.
Considerando-se os problemas acima expostos, chegou-se à conclusão de que é necessário conhecer o torcedor carioca e apontar os fatores responsáveis pelo seu afastamento dos estádios. A pesquisa também tem como objetivo identificar o perfil do torcedor, seus hábitos de consumo em relação ao produto ‘partida de futebol’ e como ele avalia condições básicas dos estádios, tais como segurança, conforto etc.
2. Objetivos
Primário:
• Apontar os fatores responsáveis pelo afastamento do torcedor carioca dos estádios.
Secundários:
• Identificar o perfil do torcedor carioca; •