Marketing e vendas
O marketing tem como função construir relações firmes, conquistando e preservando clientes. Para isso, é necessário utilizar de um instrumento denominado planejamento estratégico, iniciando com uma série de pesquisas para conhecer o perfil e as expectativas dos consumidores, determinando foco e posicionamento. Sempre com a atenção na concorrência, buscando a adequação do serviço prestado pelo produto oferecido, a fim de valorizá-lo por suas qualidades.
O objetivo do Marketing é despertar um componente psicológico e isso influência diretamente na formação do preço, elevando o valor percebido pelo consumidor e a rentabilidade do negócio.
Desta forma ocorre que quando se identifica as necessidades e os desejos dos clientes, procura-se disponibilizar produtos e serviços que busquem atender a essa demanda, de maneira que, naturalmente os produtos sejam adquiridos por esses consumidores, e que o empenho na venda não seja um sacrifício, mas sim um processo natural.
Para a venda o enfoque está no produto, os meios são as promoções, os fins são os lucros através da quantidade de produtos vendidos, e o ponto de partida está na fábrica. No caso do marketing, ao contrário, o foco está nas necessidades do consumidor, o meio é o marketing, o fim é o lucro através da satisfação do consumidor e o ponto de partida é o mercado alvo.
Quanto mais complexo for o produto, maior será a importância de vendas, já que se torna fundamental a explicação adicional sobre as características do produto e a prestação de serviços. Também, quanto menos recursos disponíveis para promoção, maior a importância de vendas, já que a empresa buscará ações focadas nos clientes-chave.
Entendemos que o conceito de vendas é bem adverso ao de marketing, porém todo trabalho empregado pelo Marketing seria em vão se não fosse validado pelo êxito das áreas comerciais. Daí a importância de uma ação integrada de marketing e vendas.
Concluímos que a venda enfoca as necessidades do vendedor;