MARKETING E SISTEMA AGROINDUSTRIAL
Muitas vezes o marketing é confundido com uma propaganda, ou ainda, um bom atendimento. Isso acontece, pois as pessoas associam o seguimento como à definição direta do marketing. Sendo assim errôneo dizer: Vou fazer um marketing do meu produto. “Pois o “apropriado seria:” Vou fazer uma propaganda do meu produto”.
O Sistema Agroindustrial pode ser considerado o conjunto de atividades que concorrem para a produção de produtos agroindustriais, desde a produção de insumos (sementes, adubos, máquinas agrícolas etc.) até a chegada do produto final (queijo, biscoito, massas etc.) ao consumidor. A definição de Sistema Agroindustrial aproxima-se bastante da definição inicial de agribusiness. O marketing é uma ferramenta que busca a satisfação dos clientes, utilizando de técnicas de pesquisas para obter respostas às necessidades das empresas da cadeia produtiva. Os atuais consumidores estão bem mais exigentes do que os consumidores de alguns anos atrás, há a preocupação com todos os aspectos do produto consumido, em especial a origem do mesmo e o tipo embalagem em que o produto está comportado. As firmas agroindustriais necessitam do marketing estratégico para saberem como se comportar em relação a esse novo consumidor. Com o objetivo de demonstrar a aplicabilidade do marketing na integração das atividades dentro das cadeias produtivas do sistema agroindustrial, realizamos uma pesquisa bibliográfica, analisando documentos, artigos, publicações de autores especializados na área dos Agronegócios e do marketing.
Bibliografia:
http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/contribuicoes-do-marketing-estrategico-na-integracao-das-atividades-das-cadeias-agroindustriais/28620/