Marketing e concorrencia da Dove
Durante a II Guerra Mundial, o exército dos Estados Unidos da América utilizou uma fórmula diferente para tratar de seus ferimentos, fórmula esta que deu origem a um sabonete que tempos depois recebeu a pomba (símbolo da paz) como o símbolo de sua marca, exposta ao mercado americano em 1957.
Levado ao Brasil em 1992, a marca obteve expressiva aceitação, e em pouco mais do que uma década no país, tornou-se o quinto maior mercado internacional da marca. Seu apelo publicitário era de que o sabonete continha loção hidratante.
Com bons resultados, a marca diversificou os produtos, e a tornaram uma das marcas referências de higiene, beleza e cuidados pessoais do Brasil. Em 1999 foi lançado no Brasil primeiro produto que deu origem a diversificação da marca, o desodorante Dove. Em 2001 foram lançadas loções hidratantes e em 2002 os primeiros produtos para cabelos de seu portfólio.
Em 2002, os resultados expressivos se tornaram interessantes para a abertura, no Brasil, de uma das únicas três fábricas do produto no mundo, localizada em Valinhos, próximo à Campinas. A inauguração da fábrica acrescentou 60 empregos diretos à região e mais algumas centenas de empregos indiretos, principalmente em fornecedoras de matérias-primas.
A Dove está inserida em um mercado altamente competitivo, com grandes concorrentes, dos quais alguns apostam na qualidade como é o caso da Johnson&Johnson, no entanto também se deparam com concorrentes que apostam na vertente do preço, por exemplo as marcas brancas, cada vez é frequente observarmos o surgimento de novos produtos de marcas como é o caso dos hipermercados.
Atualmente tem 10% da quota de mercado em gel de banho, tendo investido na expansão do seu portfólio de produtos, aproveitando as mudanças