Trabalho paradigmas
Linguagem de Programação
Introdução
Linguagem de programação é a maneira de um utilizador comunicar-se com o computador. As primeiras linguagens de programação surgiram na década de 50, há relatos de que nessa época nasceu o Assembly, que é considerada como uma linguagem de baixo nível, pois exigia ao usuário que tivesse conhecimento do funcionamento da máquina para lidar com tal linguagem.
Visando suprir as falhas da linguagem Assembly, John W. Backus, entre outros, desenvolveram a linguagem FORTRAN, que foi considerada como uma linguagem de alto nível e apontada como uma das melhores da época.
Na década de 70, foram criadas inúmeras linguagens que deixaram seu legado para as linguagens atuais, entre elas podemos citar Pascal, linguagem C, Prolog e SQL.
Nos anos 80, as técnicas existentes foram aprimoradas. Com o uso dos paradigmas surgidos na última década, consolidando-se, por exemplo, a linguagem C++, que foi uma extensão da linguagem C, sendo desenvolvida combinando orientação a objetos e programação de sistema.
Em 90, não houveram grandes invenções e sim maturação das ideias. Entretanto, na era da Internet, linguagens de scripting foram largamente usadas em conexão com a web.
Como já dito, as linguagens foram evoluindo com o decorrer dos anos, adaptando-se às necessidades dos usuários e preenchendo lacunas tangentes a um espectro muito abstrato.
Utilização nos dias atuais
O mundo hoje sem a presença da linguagem de programação seria difícil de imaginar. Nós encontramos sua aplicação em diversas áreas, tornou-se uma tendência nos dias atuais, de modo que se faz indispensável. O progresso das linguagens de programação permanece, tanto na indústria quanto na pesquisa. Algumas das tendências atuais incluem:
Mecanismos para a adição de segurança e verificação da confiabilidade para a linguagem: verificação estática prolongada, controle de fluxo de informação, estático