marketing verde
Joana Bicalho*
No final do último século, a conservação do meio ambiente passou a receber mais atenção e adquiriu maior importância norteando empresas, comunidade e autoridades, graças a um aumento da consciência da sociedade acerca das conseqüências da degradação ambiental. Diversos foram os encontros nacionais e internacionais que são utilizados ainda hoje como importantes referências nos projetos, propostas de trabalho, programas e encontros que visam a melhor relação homem x meio ambiente.
A proposta do momento é o “Desenvolvimento Sustentável, por meio do qual se atenderiam as necessidades do presente sem comprometer o direito das futuras gerações de atender suas próprias necessidades”. É hora das empresas re-avaliarem suas missões e visões, incluindo a Responsabilidade Social em suas práticas e, conseqüentemente, agregando valor de imagem às suas marcas.
Existem várias maneiras de uma empresa mostrar-se atuante em relação à conservação do meio ambiente e solidária quanto à garantia de vida futura saudável no planeta como, por exemplo, ampliando a cultura da empresa; cuidando do design de suas embalagens; patrocinando ações de ONGs, OSCIPs, instituições e comunidade que atuam em favor de causas ambientais; capacitando agentes ambientais para a resolução de seus problemas sócio-ambientais; implantando Sistemas de Gestão Ambiental- SGA com vistas a melhoria contínua do desempenho ambiental; atuando junto a seus fornecedores; promovendo ações educativas junto a seus funcionários.
Produtos orgânicos da Taeq, marca própria do Pão de Açúcar. Embalagem substitui isopor por bandeja biodegradável de fécula de mandioca.
A concorrência traz a necessidade de criação de um diferencial competitivo que conquiste a preferência dos consumidores. A imagem que a empresa possui passa a ser fator decisivo de compra para fatia cada vez maior da sociedade. Aumenta o