MARKETING VERDE NO VAREJO
INTRODUÇÃO
Com as várias tendências no mercado para prospectar vendas fica cada vez mais estreita uma ponte para chegar até os consumidores, sendo assim está sendo explorada a forma sustentável de vender, atribuindo as suas marcas a responsabilidade ambiental; utilizando diversas formas de divulgação deste.
Está cada vez mais abrangente a conscientização das pessoas em prol de um mundo sem grandes impactos ambientais provenientes da massificação de desperdício e poluição, eis que as empresas em busca desses consumidores os atraem com a proposta de ajudar a reduzir os impactos através de suas atitudes responsáveis, utilizando-se de vários artifícios.
No entanto a preocupação vai além de conquistar clientes, fica visto como uma troca simultânea entre o planeta e a empresa, já que esta ao reduzir gastos com folhas, energia, água ajuda não somente reduz os impactos ambientais como também seus gastos mensais significativamente.
O marketing verde é mais que uma estratégia, é uma troca simultânea entre empresa, fornecedor e cliente para um benefício mutuo já que estes tem correlação com o principal beneficiário que é o planeta; esta questão é de grande impacto na marca da empresa no ambiente externo e de um impacto diminutivo nos gastos internos.
Antes de implantar esta estratégia é necessário que a empresa se conscientize internamente e eduque seus colaboradores para receber este novo conceito, uma vez que é necessário ter realidade, pois a credibilidade de sua marca está em jogo. É um perigo se levar ao erro já que estamos criando uma sociedade cada vez mais exigente nas questões ambientais. Uma das técnicas mais utilizadas para o marketing verde é os 3R’s: reduzir, reutilizar e reciclar cada um destes com sua ampla aplicação. Veja como funciona:
Reduzir
Ações práticas para reduzir:
- Uso racional da água: não desperdiçar, tomar banhos