Marketing varejo
Dezembro/2012
Comércio
em
Números
é
um
acompanhamento
sistemático
das
estatísticas econômicas, em nível nacional e estadual, do comércio de varejo de bens, elaborado pelo Departamento de Economia da Fecomércio Minas. Trata-se de um estudo gráfico que busca acompanhar o comportamento das variáveis de desempenho do consumo e vendas, ou seja, acompanhar os movimentos da demanda e oferta do mercado. Além de demonstrar um comparativo de desempenho das vendas reais do varejo de Minas Gerais com todos os ramos que o compõem, segundo a Pesquisa Mensal de Comércio, elaborada pelo IBGE.
Comércio Varejista – PMC/IBGE
Comportamento em dezembro de 2012
O varejo no país apresentou, na relação mês/mês anterior com ajuste
sazonal, variação de -0,5% em dezembro. Na comparação com mesmo mês de 2011 as vendas expandiram 5,0%. Assim, no ano comércio varejista apresentou crescimento de 8,4% em relação a 2011, puxado principalmente pelas vendas do setor de moveis e eletrodomésticos (com alta de 12,3% no ano).
Em dezembro, ao se incluir as vendas do comércio varejista de
Veículos e motos, partes e peças, e o comércio de Material de Construção, o indicador apresentou variação de +1,3% sobre novembro, relacionado às vendas do setor automotivo que cresceram 8,3% no mês. Na comparação com dezembro de 2011 houve elevação de 5,0% nas vendas. No ano o varejo ampliado cresceu 8,0%, com alta de 7,3% no comércio automotivo e de 7,9% no de material de construção.
Em Minas Gerais a venda do comércio varejista variou +0,3% em dezembro na comparação com o mês anterior com ajuste sazonal e queda de 0,18% sobre igual mês de 2011. No acumulado do ano apresenta
Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais
Rua Curitiba, 561 – Centro – CEP 30170-120 – Belo Horizonte/MG
TEL + 55 31 3270 3300 | fecomercio@fecomerciomg.org.br | www.fecomerciomg.org.br
crescimento de 6,7% puxado