Marketing relacionamento
Marketing de relacionamento surge , portanto, como nova de marketing para a nova era competitiva. Seu conceito esta ligado a idéia de que irão prosperar, no novo ambiente empresarial , as empresas que tiverem a capacidade de satisfazer os seus clientes e conquistar a fidelidade destes.
Na abordagem do marketing de relacionamento, os clientes deixam de ser apenas números ou marketshare e passam a ser parte integrante da organização. Seu conceito esta ligado a idéia de “trazer o cliente” para dentro da organização , de maneira que ele participe do desenvolvimento de novos produtos/serviços e crie vínculos com a organização.
São os clientes que alimentam a empresa, que pagam indiretamente os salários de todos os funcionários da empresa e o retorno dos acionistas. Portanto , é muito natural a idéia de integrar os clientes a organização , de forma que todos os funcionários da organização conheçam muito bem os seus clientes , que compreendam suas necessidades e que saibam que são eles que pagam os seus salários e não a tesouraria da empresa.
O marketing de relacionamento permite, portanto , que a empresa desenvolva uma habilidade no que se refere a compreender o mercado e a saber aprender do mercado.
Esse tipo de marketing pode se interpretado como um investimento feito pela empresa em seus clientes , visando como retorno atingir a satisfação e a fidelidade destes e , por conseqüência , prosperidade e lucros altos para a organização.
Programas de Fidelização
Dentro da filosofia do marketing de relacionamento e considerando-se as características da nova era competitiva, os programas de fidelização de clientes devem estar no centro da gestão empresarial contemporânea.
Vale ressaltar que compras reetidas, baseadas em descontos e ofertas , não representam o conceito de fidelização. Estimular a repetição da compra através de um circulo vicioso de desconto e promoções faz com que os consumidores comprem o produto ou serviço por razões