Marketing, que diabo é isso ? ”
Curso : Marketing 1º Período
Matéria: Planejamento Estratégico e Empreendedorismo
Professora: Mariana Silva
Nome: Marina Martins Dos Santos
Resumo e Critica sobre “Marketing, que diabo é isso ? ”
Resumo;
Um dos pilares básicos de qualquer área de conhecimento, em especial das ciências, e a delimitações clara de fronteiras. A multiplicidade de definições torna o conceito de marketing impreciso, pouco científico. Como defini-lo ? Vejamos algumas opiniões. Para Peter Druker, o “Marketing” e tão básico que não pode ser considerado uma função em separado. Marketing é o negócio visto do ponto de vista do seu resultado final ou seja, do ponto de vista do cliente...”. Ele ainda dizia que Haverá sempre alguma necessidade de vender. Mas o Objetivo do marketing é conhecer e compreender
Na década de 50, nos Estados Unidos, as empresas geravam um produto e o vendiam aos consumidores mediante um esforço de vendas. Ou seja quem definia o que seria oferecido ao mercado era o vendedor. Para marketing, ao contrário, quem define o será oferecido ao mercado é o próprio mercado.
Para Theodore Levitt, “Primeiro negócio de qualquer negócio e continuar negócio e continuar no negócio. Para tanto é preciso gerar e manter consumidores”. A diferencia entre Marketing e vendas que semântica. Vendas tem seu foco nas necessidades do vendedor, marketing nas comprador. Vendas preocupam-se com a necessidade do vendedor de converter seu produto em dinheiro, marketing preocupa-se com a ideia de satisfazer as necessidade do consumidor com produto. Ainda para Levitt, sobre o foco de um negócio: “ A visão de que uma indústria é um processo de satisfação de consumidores e não um processo de produção de bens, é vital e para todos homens de negócios. Uma indústria começa com consumidor e suas necessidades, não com patente, uma matéria prima ou talento para vendas .
Para Phillip Kontler. Marketing é processo de escolha dos mercados em deve