Marketing pessoal
O primeiro passo para um bom networking é fazer uma lista das pessoas que você conhece e avaliar qual é o seu nível de proximidade com elas, tanto do ponto de vista profissional quanto do pessoal. Outro fator importante é frequentar novos lugares onde possa conhecer pessoas diferentes.
"A internet e as redes sociais podem transmitir a sensação de informalidade. Mas é preciso prezar pelo bom senso, ética e saber bem a diferença existente entre a liberdade e a libertinagem", explica o palestrante comportamental Dalmir Sant'Anna.
Após saber como desenvolver o networking, é necessário se fazer o seu marketing pessoal, definido como uma estratégia individual para atrair e desenvolver contatos e relacionamentos interessantes do ponto de vista pessoal e profissional, bem como para dar visibilidade a características, habilidades e competências relevantes na perspectiva da aceitação e do reconhecimento por parte de outros. Em outras palavras, marketing pessoal é um conjunto de ações que ajudam uma pessoa a obter maior sucesso em sua vida pessoal, nos relacionamentos e no trabalho. É uma forma de você agregar valor a si mesmo por meio de uma observação sistemática do ambiente onde você atua, das expectativas que as pessoas têm de você, e podemos até chamá-las de "clientes", e da melhor maneira de atender a essas expectativas com um comportamento adequado.
O marketing pessoal consiste basicamente em 4 itens: imagem, comunicação, network, expertise. Todos esses tópicos estão aqui neste texto tratados resumidamente para uma básico entendimento.
IMAGEM VISUAL é o primeiro contato que o cliente tem com o profissional. Geralmente cria uma primeira impressão que pode ser positiva ou negativa. A imagem visual é composta em tudo o que pode ser visto na pessoa: roupas,