Marketing no Desporto
O marketing é uma palavra muito conhecida nos dias de hoje. É acima de tudo uma ferramenta poderosa no mundo em que nos encontramos. Como tema é muito abrangente e pode-se considerar que sem este seria muito difícil vingar no mundo competitivo dos negócios, onde a comercialização de produtos e ideias ocupa um papel importante.
Antes de mais nada é preciso definir o que é marketing. De uma forma simples, marketing é um “conjunto de técnicas e métodos usados na definição da estratégia comercial nos seus diversos aspectos, particularmente no estudo de mercados” (Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, Academia de Ciências de Lisboa). Pode parecer uma definição simples, mas abrange aquilo que realmente se procura com o marketing. Existem muitas publicações em relação a este tema, com as teorias e estratégias de marketing, mas aqui apenas se pretende dar uma ideia concisa do que é o marketing.
Existe um produto, quem produz esse produto, quem o distribui e o receptor final. Sem existir uma estratégia definida de como, quando e onde lançar este produto, tendo em conta os diferentes intervenientes, este produto poderá não ter viabilidade económica no mercado em que é lançado. Um ponto a ter em conta é que não tem de ser apenas um produto colocado no mercado. Poderá ser um serviço (consultadoria, apoio jurídico, etc.) ou uma ideia (uma ideologia política, etc.). Independentemente daquilo que se pretende divulgar, o que se pretende é um produto viável que obtém aceitação do público a que é dirigido de forma a se obter um produto lucrativo ou o apoio, se nos referirmos a uma ideia ou ideologia. Claro que é necessário adaptar a estratégia de marketing ao produto em si, mas no fundo o objectivo é sempre o mesmo.
Por exemplo, um amaciador de cabelo novo não terá a mesma estratégia de marketing de um partido político que acabou de ser fundado. Para além disso, diferentes estratégias podem ser usadas em simultâneo, se termos em