marketing na odontologia
Rogério Rossi1, Leonardo Marchini2
UNIVAP/FCA, Av. Shishima Hifumi, 291 – Urbanova – S.J.Campos/SP, rogério_rossi@hotmail.com
UNIVAP/FCA, Av. Shishima Hifumi, 291 – Urbanova – S.J.Campos/SP, leomarchini@directnet.com.br
Resumo – Este trabalho visa alertar e prevenir os acadêmicos da área de saúde, principalmente alunos do curso de odontologia sobre a importância de adotarmos uma política de marketing profissional e pessoal em nossas vidas. Além disso, devido a alta competitividade do mercado de trabalho e a necessidade do cirurgião dentista estar sempre buscando se sobressair da concorrência propomos alguns conceitos básicos que podem ser adotados no intuito de conquistar novos clientes e fazer com que os já existentes fiquem fiéis à nossa empresa pois desta forma, consegue-se benefícios como: aumento da rentabilidade e otimização dos recursos.
Palavras-chave: Marketing; Odontologia.
Área do Conhecimento: Ciências da Saúde.
Introdução
Nos cursos de graduação é ensinado como diagnosticar, curar e prevenir enfermidades que acometem a cavidade bucal com o uso das mais atuais técnicas. Mas, não é ensinado para este futuro profissional, como conseguir pacientes para exercer com êxito a tão sonhada prática odontológica, nem tampouco como diferenciar-se da concorrência, como competir profissionalmente ou como atuar no mercado. Portanto, não basta ser apenas um bom cirurgião-dentista, deve-se adotar a idéia que ser um empresário prestador de serviços odontológicos e encarar o futuro consultório como uma empresa, pois a concorrência é grande e esta logo ali, no andar de cima, na casa da frente, no sobrado ao lado e não dá espaço para quem está começando.
Além disso, é fato comprovado que o mercado está saturado de profissionais em atividade, conseqüência do número excessivo de faculdades de odontologia. Em certas regiões do país, como o
Sul e Sudeste, onde a concentração de profissionais é maior, acentua-se a