Marketing na Construção Civil
A ISO surgiu como um desdobramento do International Eletrotechnical Comittee (IEC), fundado em 1910 para criar normas técnicas destinadas a atender interesses de clientes e fornecedores e regular os contratos comerciais. Os seus principais objetivos são:
a) Fixar normas as técnicas essenciais de âmbito internacional.
b) Estabelecer as normas técnicas que representem e traduzam o consenso dos diferentes países do mundo.
No Brasil, a ISO é representada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Introdução à NBR ISO 9001: 2000
A NBR ISO 9001:2000 é uma norma adaptável a qualquer tipo de empresa, que estabelece requisitos para sistemas de gestão da qualidade.
ISO 9000, ISO 9001 et ISO 9004
A família das normas ISO 9000 corresponde a um conjunto de referenciais de boas práticas de gestão em matéria de qualidade, definidos pelo organismo internacional de normalização (ISO, International Organisation for Standardization).
ISO 9000: "Sistemas de gestão da qualidade - Princípios essenciais e vocabulário". A norma ISO 9000 descreve os princípios de um sistema de gestão da qualidade e define a terminologia.
ISO 9001: "Sistemas de gestão da qualidade - Exigências". A norma ISO 9001 descreve as exigências relativas a um sistema de gestão da qualidade para uma utilização seja interna, ou com fins contratuais ou de certificação. Trata-se assim de um conjunto de obrigações que a empresa deve seguir.
ISO 9004: "Sistemas de gestão da qualidade - Linhas diretivas para a melhoria dos desempenhos". Esta norma, prevista para um uso interno e não com fins contratuais, versa principalmente sobre a melhoria contínua dos desempenhos.
A importância das NBRs para a sociedade, é que a ISO 9000 aplicada à construção civil entende que a qualidade começa no projeto do imóvel, passa pela sua construção e processo de venda (prometer apenas o que pode cumprir)