Atividades complementares
III SIBRAGEC
UFSCar, São Carlos, SP - 16 a 19 de setembro de 2003
ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA A CONSTRUÇÃO CIVIL: UM ESTUDO DE CASO EM FORTALEZA
ALBUQUERQUE, Paulo Marcelo (1); BARROS NETO, José de Paula (2)
(1) Graduado em Eng. Civil, enprol@secrel.com.br Universidade Federal do Ceará; Coordenador de Projetos da Enprol Engenharia e Projetos Ltda. (2) Prof. Doutor em Eng. Civil, jpbarros@ufc.br Departamento de Engenharia Estrutural e Construção Civil da Universidade Federal do Ceará.
RESUMO
O setor da construção civil sofreu fortes mudanças estruturais nos últimos tempos, tornando a melhoria das técnicas de gerência e de seus produtos em algo imprescindível. Enfrentando dificuldades financeiras e uma demanda crescente da qualidade, encontrou no marketing estratégias úteis para a solução de suas atuais necessidades. Sendo assim, este trabalho procura reunir informações mais específicas sobre o marketing aplicado como um útil e inovador instrumento de gerência de empresas de construção civil, com base em bibliografia direcionada ao assunto. O estudo de caso realizado numa empresa de construção de Fortaleza teve como objetivo salientar os métodos adotados e os resultados práticos da utilização de ferramentas de marketing na disputa de mercado consumidor. Estas se mostraram um importante diferencial na rapidez e eficácia de vendas de empreendimentos da construção civil. Além da introdução, o trabalho é constituído dos pontos centrais do marketing na construção, o planejamento estratégico de marketing e sua importância empresarial, outras considerações sobre o marketing aplicado à construção, o estudo de caso e conclusões gerais.
ABSTRACT
The civil construction sector suffered strong structural changes last years, making indispensable the improvement of its management methods and products. Facing financial difficulties and a increasing demand of quality, it has found in marketing useful