Motivação
Unidade Itapetininga
Técnico em Administração de Empresas
MOTIVAÇÃO ORGANIZACIONAL
Teorias e Conceitos
Instituição: Senac São Paulo – Unidade Itapetininga
Curso: Técnico em Administração de Empresas
Turma: 2013/ 2015
Período: Noturno
Módulo: Recursos Humanos
Docente: Dra. Márcia dos Reis Fagundes
Aluno: Luciano dos Santos Abreu
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Mesmo sabendo que o estudo da motivação humana tem raízes na antiguidade, dentro da administração, ele surge a partir da Escola de Relações Humanas, que foi a primeira a enfatizar a satisfação do funcionário, a se ocupar com suas questões afetivas e pessoais, estudando e analisando de maneira sistemática os aspectos humanos dentro da organização.
Nas teorias clássica e científica, o enfoque motivacional era baseado na remuneração do funcionário, porém, se observa no decorrer do processo, uma maior preocupação por parte de empregado em manter seu emprego do que na própria remuneração.
Isso demonstra que o aspecto econômico é somente um dos fatores motivacionais, existindo, no entanto, outros fatores que também tem sua relevância.
Procuramos abordar de forma objetiva, alguns estudiosos e suas teorias, a fim de descrever suas conclusões sobre as razões pelas quais as pessoas se comportam de determinada maneira.
2 O QUE É MOTIVAÇÃO?
A motivação humana tem sido um dos maiores desafios na gestão organizacional para muitos psicólogos, gerentes e executivos. Inúmeras pesquisas têm sido elaboradas e diversas teorias têm tentado explicar o funcionamento desta força aparentemente misteriosa, ou ainda desconhecida, que leva as pessoas a agirem em direção do alcance de objetivos. Enquetes a respeito do assunto, entretanto, normalmente mostram que existe ainda muita confusão e desconhecimento sobre o que é e o que não é motivação ou seria automatização segundo CASTRO (1996).
Quando uma pessoa se coloca ou se direciona a um