Planejamento Estrategico de MKT
Há cem anos Charles Dickens, fez um comentário acerca da Revolução Francesa ”Foi o melhor dos tempos, foi o pior dos tempos”, podemos dizer que vivemos momentos parecidos. Hoje, temos que levar as mãos aos céus e agradecer aos avanços da medicina, a produtividade excepcional graças à automação e à mecanização, as facilidades da Internet. Mas, paralelamente a esses benefícios, persistem problemas, como miséria, terrorismo, corrupção, degradação do meio ambiente e armas de degradação em massa.
Os líderes da empresas enfrentam assim o objetivo de encontrar um caminho lógico para seus negócios, face à tantas mudanças. Hoje não é como ontem e não será como amanhã.
Existem algumas certezas que devem ser observadas, forças globais continuarão a afetar a vida profissional e pessoal de todos. A atividade fabril se deslocará para locais economicamente mais favoráveis, a tecnologia continuará a avanças e anos maravilhar. A clonagem da Ovelha Dolly foi apenas o começo da revolução biomagnética. A Revolução digital está lançando chips que tornarão possível a construção de casas inteligentes e a fabricação de carros inteligentes. Alguns poderão até viajar em espaçonaves ou morar nelas. Em terceiro lugar, a ascensão de economias competitivas de mercados livres, muitos países estão privatizando suas estatais para colher mais benefícios da concorrência.
Esses três fatores, globalização, avanços tecnológicos e desregulamentação, representam infinitas oportunidades. “Por trás de todo o problema existe uma oportunidade brilhantemente disfarçada”.
Mas o que é o marketing e o que ele tem a ver com esses assuntos? O marketing lida com a identificação e o atendimento das necessidades humanas e sociais. Uma das definições mais sucintas de marketing é “atender a necessidades de maneira lucrativa”.
De acordo com Philp Kotler, marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo que necessitam e o que desejam com a criação,