Marketing Melissa
Em 1979, nasce a Melissa pela uma viagem de Pedro Grendene a Riviera Francesa, que observou as sandálias de tiras dos pescadores locais, revolucionando assim, a própria empresa e futuramente a indústria da moda com o modelo Melissa Aranha. Eles observaram que a sandália de plástico utilizada pelos pescadores, para proteger os pés e andar sobre as pedras, denominada Fischerman estava sendo utilizada pelas meninas da cidade, tornando-se uma “sensação”, mesmo tendo pouca durabilidade e sendo praticamente descartável. Esse novo modelo de plástico injetado se tornou um ícone para as meninas que buscavam sair do comum, atentas em moda e tendências, e é então que se cria o primeiro conceito da marca.
A Melissa, seguindo a lógica mercadológica de Kotler (2007), criou seu primeiro ato pioneiro que foi utilizar o plástico (PVC) como matéria-prima, desenvolvendo uma imagem de marca diferen¬ciada, para meninas jovens que buscavam uma alternativa ao comum e que estavam atentas à moda. O desenvolvimento de novas tecnologias e materiais básicos para gerar novos produtos além de agregarem inovação também trazem sofisticação.
Em 1979, outro ato pioneiro marcou a história da marca, a estratégia de colocar aroma em seus produtos começou junto com sua existência. Com essa estratégia, a Melissa consegue aguçar a memória sensorial das consumidoras desde o